top of page
fundo_aba.png
Foto do escritorLUMINI YOGA

Como acontece o relaxamento numa pratica de yoga?

Entrar em estado de repouso é um dos momentos mais apreciados pela maioria dos praticantes de yoga.





O relaxamento formal costuma acontecer no final de uma aula de yoga e dura de 5 a 15 minutos. Esse tempo pode ser total ou parcialmente guiado pelo professor.


Normalmente para relaxar posiciona-se em shavasana, que significa postura do cadáver.


Basta deitar-se no chão com braços e pernas soltos e esticados. Caso surja algum desconforto pode haver variações, porém o encaixe da posição deve permitir um afrouxar pleno de todos os músculos.


Em shavasana, o coração está no mesmo nível que o resto do corpo e, assim, no plano horizontal tem o seu trabalho facilitado e o sistema cardiovascular descansa. Com o corpo totalmente apoiado no chão o efeito da gravidade sobre os músculos posturais é neutralizado, permitindo descontrair com mais facilidade e aliviar a fadiga muscular


A respiração, no seu fluxo natural, acontece sem esforço mental, dentro de um ritmo interno que você aprende a observar, como observa as águas de um riacho enquanto descansa às suas margens.

Aos poucos, o movimento suave da respiração relaxa seu sistema nervoso e você passa a sentir o seu silêncio interno.


Além do relaxamento em shavasana, dentro do yoga existe o yoga nidra.


Criado por Swami Satyananda o yoga nidra, sono yogi ou sono consciente, é um método completo de relaxamento, conduzido dentro de um protocolo específico, ao longo de uma hora. No yoga nidra pode se alcançar um nível de relaxamento tão profundo que é dito que uma hora de yoga nidra corresponde a quatro horas de sono.


Relaxar, seja por longos ou breves períodos, cria uma mente tranquila e estável. É por isso que cada um de nós anseia por relaxamento. Isso reaviva a confiança e desperta um senso de autocontrole.


E você, se permite momentos de relaxamento?


Acompanhe este e outros assuntos em nosso blog. Acesse clicando no link da bio.

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page